quinta-feira, 29 de abril de 2010

estreiando

  Faz um tempo já que tinha feito um fotolog à respeito de comida. Comidas feitas por mim, mas não deu muito certo, pois não era muito atualizado e tinha poucas visitas haha. Então ficou meio que abandonado.
  E com um pai que gosta de cozinhar coisas diferentes também, como formanda em gastronomia e que desde criança, sempre fui interessada em abilidades manuais e/ou artísticas(tirando outras coisas) e adoradora de comida, principalmente doces, resolvi juntar tudo em uma coisa só: o curso de gastronomia = comida, arte, habilidades manuais e criatividade!
  Então resolvi criar esse blog, pois acho que rendirá muito mais que o fotolog e que também gostaria de partilhar algumas coisas com os leitores desse blog! =]
  E ultimamente, descobri minha principal vocação pela área da gastronomia, a confeitaria em si! E com isso comecei a ficar muito animada e querer fazer muito mais! Mas esse blog não ficará voltado apenas para a confeitaria, mas também para pratos salgados e outros tipos também.   Quem sabe mais pra frente eu faça um outro blog apenas para a confeitaria? 
   E como estréia, deixarei aqui, a receita dos cupcakes que fiz!


Cupcakes
rendimento: 12 unidades


165g de farinha de trigo
100g de manteiga ou margarina
200g de açúcar
2 ovos
120ml de leite(pode ser substituído por água, suco ou outro líquido)
1 colher de sopa rasa de fermento em pó
essência à gosto


Misture o fermento na farinha.
Misture a manteiga com o açúcar até virar uma pasta.
Na batedeira, junte os ovos e deixe batendo um pouco.
Em seguida adicione os secos aos poucos, intercalando com o leite.


Disponha a massa nas forminhas de papel até a metade, e asse em forno pré- aquecido à 180° por 30 minutos.
Depois de assado


Marshmallow
1 xíc de água
1 xíc de açúcar
2 claras em neve
1/2 colher de café de suco de limão(na falta do limão, utilizei laranja)


Ferva a água e com o açúcar e mexa de vez em quando. Deixe ferver até obter o ponto de fio grosso.
Bata as claras até começar a dobrar de volume. Com as claras sendo batidas, despeje o fio sobre as claras em neve e bata até firmar bem, ao ponto de você virar a tigela e não cair nada. 


   No meu caso, eu deixei firmar bem, mas não o suficiente para o marshmallow sair bonitinho do bico de confeiteiro, então ficou com uma aparência de que ele ficou meio escorrido.
   Também colori eles como podem ver. Separei 4 porções para tingir de verde, azul, roxo e vermelho(que ficou rosa). Utilizei um pouco só de corante líquido e em gel(e ainda tem corantes em pó que ouvi dizer serem melhores para colorir receitas (meio) líquidas para não desandar), e ainda sobrou um bocadinho!
Resultado final

Dica: Pode-se também colorir a massa com chocolate e corantes. Dar sabor à ela adicionando pedaços de nozes, amêndoas, suco, ou até ESSÊNCIA e o que você preferir.(nota para o caps, pois existe aromas que vem escrito essência aroma ou algo assim, e que na verdade é apenas aroma). A mesma coisa eu digo para saborizar ou colorir o marshmallow.

Um comentário:

  1. Muito legal o blog, menina! Bonitos os cupcakes. =) É um doce um pouco doce DEMAIS pra mim, mas acho muito bonito. Keep up the good work!

    ResponderExcluir