terça-feira, 4 de maio de 2010

O post de hoje será sobre cupcakes

Um pouco da história


O cupcake, ou fairy cake, é um pequeno bolinho individual parecido com muffin, só que a massa é bem mais leve!
Ele teve origem no Reino Unido e surgiu no século 17, mas foi no 18 que ele foi mencionado pela primeira vez como cupcake no livro Seventy-Five Receipts for Pastry, Cakes, and Sweetmeats  de Eliza Leslie, e era feito em pequenos potinhos ou xícaras(daí que vem o termo cupcake: cup para xícara e cake para bolo). Ele não era medido por peso, mas por volume em uma base de 1234 com apenas 6 ingredientes: 1 copo de manteiga, 2 de açúcar, 3 de farinha, 4 ovos, 1 copo de leite e 1 colher de fermento. Essa medida facilitava muito na preparação desses bolinhos.
A primeira confeitaria a disponibilizar vendas desses lindos e deliciosos bolinhos foi Sprinkles, que fica em Beverly Hills.  

Nos dias de hoje
O cupcake virou uma febre tão grande, que estão surgindo em vários tipos de lugares: confeitarias, casamentos, aniversários, e outros eventos diversos.
E eles podem ser feitos também colorindo ou saborizando a massa com chocolate, pedaços de castanhas, corantes e essências. Podem ser recheados com geléias e decorados com buttercream, marshmallow, fondant, creamcheese, chantilly, glacê, confeitos diversos e são bastante coloridos. Até as forminhas podem ser decoradas! Como essa daqui! Clique aqui  Enfim, as opções de fazer e decorar são bem variadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário